no image
Privacy Level: Open (White)

Jaime de Bragança

Dom Jaime "4.Duque de Bragança, 2.Duque de Guimaraes" de Bragança
Born [date unknown] [location unknown]
Ancestors ancestors
[sibling(s) unknown]
[spouse(s) unknown]
Descendants descendants
Died in Vila Viçosa, Portugalmap
Problems/Questions Profile manager: Gary Harding private message [send private message]
Profile last modified | Created 23 Apr 2018
This page has been accessed 675 times.

Biography

D. Jaime, quarto duque de Bragança, simbolizou o renascimento da casa após sua destruição pelas mãos de D. João II e desfrutou da amizade e amplos favores do novo rei D. Manuel I. O jovem nobre testemunhou a execução do pai, D. Fernando, e viveu em exílio em Espanha por longos anos após o banimento da família de Portugal. Após a morte do irmão mais velho, ele tornou-se o herdeiro da casa de Bragança, uma honraria vazia enquanto esta permanecesse oficialmente extinta. Em 1498, porém, D. Manuel I perdoou a família e permitiu que ela retornasse à Portugal com todas as honras; além disso, nomeou o primo como herdeiro da coroa em caso de sua morte sem descendentes diretos. Em comemoração ao renascimento do ducado e para demonstrar seu recém-readquirido poder, D. Jaime ordenou a construção do Palácio de Vila Viçosa, que seria a sede oficial de todos os duques de Bragança e de suas famílias dali por diante.

Mesmo com toda a glória, porém, o duque continuou a ser um homem melancólico e perturbado, mesmo depois do luxuoso casamento por procuração com Leonor de Gusmão, filha do duque de Medina-Sidónia, uma poderosa família espanhola. Extremamente religioso, D. Jaime planejou cancelar o casamento com Leonor e fugir de Portugal para tornar-se frei, deixando o ducado para o irmão mais novo, D. Dinis. Antes, porém, escreveu uma carta explicando seus motivos para o rei D. Manuel I, que ao tomar conhecimento do fato alguns dias depois ordenou que o procurassem e o deterem onde estivesse. De fato, o duque foi encontrado no reino de Aragão pouco tempo depois e, submetendo-se à ordem real, retornou ao reino.

A união oficial com D. Leonor aconteceria em 1502. Logo no ano seguinte, ela daria à luz um filho, D. Teodósio, e ainda teria uma filha, D. Isabel. Mesmo com a felicidade familiar, contudo, o duque conservava seu caráter melancólico, o que o levou progressivamente a desconfiar da traição de sua risonha esposa com o jovem pajem de D. Teodósio. Depois de um rápido julgamento, ambos foram condenados à morte e prontamente executados pelo próprio duque em 1512. Notícias do escandaloso procedimento rapidamente chegaram aos ouvidos do rei, que exigiu explicações de D. Jaime. Este, para escapar da prisão certa, não compareceu à presença do soberano e fugiu. Eventualmente, beneficiado pelo favor que desfrutava com D. Manuel I, D. Jaime acabou perdoado mediante a conquista da cidade marroquina de Azamor, um grande feito militar que o tornaria um herói em Portugal.

Alguns anos depois, D. Jaime se casaria novamente com Joana de Mendonça e teria mais descendentes. Seu sucessor no ducado, porém, foi seu primogênito com D. Leonor, D. Teodósio. D. Jaime morreria em 1532, antes da efetuação do celebrado casamento de D. Isabel com o infante D. Duarte, filho caçula de D. Manuel I.

Sources





Is Jaime your relative? Please don't go away!
 star icon Login to collaborate or comment, or
 star icon contact private message the profile manager, or
 star icon ask our community of genealogists a question.
Sponsored Search by Ancestry.com

DNA Connections
It may be possible to confirm family relationships. Paternal line Y-chromosome DNA test-takers: Have you taken a test? If so, login to add it. If not, see our friends at Ancestry DNA.


Comments

Leave a message for others who see this profile.
There are no comments yet.
Login to post a comment.

This week's featured connections are Canadian notables: Jaime is 23 degrees from Donald Sutherland, 21 degrees from Robert Carrall, 18 degrees from George Étienne Cartier, 23 degrees from Viola Desmond, 32 degrees from Dan George, 22 degrees from Wilfrid Laurier, 16 degrees from Charles Monck, 16 degrees from Norma Shearer, 27 degrees from David Suzuki, 25 degrees from Gilles Villeneuve, 24 degrees from Angus Walters and 21 degrees from Fay Wray on our single family tree. Login to see how you relate to 33 million family members.

D  >  de Bragança  >  Jaime de Bragança